quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Uma pausa é necessária.

O ritmo no qual vivemos atualmente já vem sendo tema de meus questionamentos há algum tempo. Reli um post de Fevereiro e vi que perguntei o motivo pelo qual corremos tanto.
Hoje não é um questionamento em si, mas algo para colocarmos em prática.

Estava lembrando de quando eu era criança, ia para a aula, voltava para casa e ia brincar, ver tv, dormir, jogar video-game. Duas vezes por semana eu tinha aula de futsal no fim da tarde e essa era minha rotina.
Quando vejo os compromissos das crianças de hoje fico assustado porque elas fazem inglês, violão, futebol, natação, redação. (Às vezes acho que são robos disfarçados).

O que isso pode representar? Pode representar um ritmo frenético de vida desde a infância e quando a vida adulta chega esse quadro não muda ou piora. Isso é muito preocupante!
Nosso corpo tem um limite e viver nessa velocidade pode ser altamente prejudicial, às vezes estamos nos destruindo e nem percebemos isso! Ficamos cansados fisicamente e mentalmente e não paramos para pensar porquê.

Recentemente me perguntaram, quanto tempo você tem se dedicado a você? Para praticar uma atividade física, jogar futebol, correr, fazer academia? Então percebi que não estava fazendo nada disso. Talvez precise de uma pausa 2 ou 3 vezes na semana para cuidar da minha saúde também.
O benefício da atividade física vai além do físico, mas também libera tensões, dá sensação de prazer e satisfação.

E não só a atividade física é importante, mas também reservar um tempo para fazer o que se gosta. Ver um filme, ir ao parque, passear com o cachorro, ler um livro, etc. Dia 10 de Outubro foi o dia mundial da saúde mental, uma das dicas para ter uma boa saúde mental é ter um tempo de lazer, coisa que às vezes falta em nossa vida por causa das várias atividades e compromissos que temos.

Então a prática é simplesorganize-se e reserve um tempo para você fazer o que gosta, reserve um tempo para praticar uma atividade física. Você verá como isso pode ser benéfico não só para a saúde física, mas também para o cansaço psicológico, porque, uma pausa é necessária.