quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Uma pausa é necessária.

O ritmo no qual vivemos atualmente já vem sendo tema de meus questionamentos há algum tempo. Reli um post de Fevereiro e vi que perguntei o motivo pelo qual corremos tanto.
Hoje não é um questionamento em si, mas algo para colocarmos em prática.

Estava lembrando de quando eu era criança, ia para a aula, voltava para casa e ia brincar, ver tv, dormir, jogar video-game. Duas vezes por semana eu tinha aula de futsal no fim da tarde e essa era minha rotina.
Quando vejo os compromissos das crianças de hoje fico assustado porque elas fazem inglês, violão, futebol, natação, redação. (Às vezes acho que são robos disfarçados).

O que isso pode representar? Pode representar um ritmo frenético de vida desde a infância e quando a vida adulta chega esse quadro não muda ou piora. Isso é muito preocupante!
Nosso corpo tem um limite e viver nessa velocidade pode ser altamente prejudicial, às vezes estamos nos destruindo e nem percebemos isso! Ficamos cansados fisicamente e mentalmente e não paramos para pensar porquê.

Recentemente me perguntaram, quanto tempo você tem se dedicado a você? Para praticar uma atividade física, jogar futebol, correr, fazer academia? Então percebi que não estava fazendo nada disso. Talvez precise de uma pausa 2 ou 3 vezes na semana para cuidar da minha saúde também.
O benefício da atividade física vai além do físico, mas também libera tensões, dá sensação de prazer e satisfação.

E não só a atividade física é importante, mas também reservar um tempo para fazer o que se gosta. Ver um filme, ir ao parque, passear com o cachorro, ler um livro, etc. Dia 10 de Outubro foi o dia mundial da saúde mental, uma das dicas para ter uma boa saúde mental é ter um tempo de lazer, coisa que às vezes falta em nossa vida por causa das várias atividades e compromissos que temos.

Então a prática é simplesorganize-se e reserve um tempo para você fazer o que gosta, reserve um tempo para praticar uma atividade física. Você verá como isso pode ser benéfico não só para a saúde física, mas também para o cansaço psicológico, porque, uma pausa é necessária.

6 comentários:

  1. Esse post veio em uma hora boa. Final de ano sempre carrega aquela preocupação de fechamento de contas, provas e exames de faculdade, o desespero do vestibular ou as compras de natal e lembrancinhas pra família. Seja o que for, viramos escravos do relógio. Não só no trabalho, mas a todo momento estamos lutando contra o tempo. Também, pudera, chegar na velhice e se angustiar por não ter produzido nada enquanto jovem é tão preocupante quanto ter perdido toda a vida tentando ganhá-la.

    Conforme artigo publicado pela Mente e Cérebro: "Quanto mais autônoma e dona de seu destino é uma pessoa, tanto menos está sujeita a tensões e ao estresse. (...) “Precisamos recarregar nossas baterias mentais, por isso ter tempo simplesmente para não fazer nada é fundamental”, argumenta o pesquisador Phillip Clifford, da Faculdade de Medicina de Wisconsin, em Milwaukee"

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Todos nós precisamos disso. Fim de ano chega logo por favor!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com comentário aí de cima que esse post veio em boa hora, essa falta de tempo e essa vida corrida é o maior problema de todos nós! Tenho muita vontade de voltar a praticar exercícios, mas a faculdade (final de semestre é difícil) e o estágio não andam deixando. Mas o segredo é esse que você falou: organizar-se. Mal vejo a hora de entrar de férias para arrumar minha vida. 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é Letícia e o jeito realmente é organizar-se, infelizmente não parecer haver uma perspectiva de mudança desse ritmo na sociedade.

      Excluir