sábado, 19 de agosto de 2017

Sonhando acordado: Amsterdam - Inspira, expira, inspira, expira.

ESTÁ CHEGANDO! Em Setembro embarcarei para a tão esperada viagem! Particularmente, estava me considerando bem tranquilo até então, mas nesse último mês o mundo está virando de cabeça para baixo e estou tentando, como disse no último post sobre a preparação, contornar a ansiedade.

"Credo Felipe, se eu fosse você estaria só na alegria. O que te deixa tão ansioso?"

A primeira coisa é que é algo novo e de maneira geral, o que é novo assusta um pouco. Existe a questão da língua, ainda que eu esteja estudando inglês, não é minha língua materna e isso traz um pouco de insegurança. E também comecei a estudar um pouco de holandês essa semana e não, eu não deixei para estudar na última hora por vontade própria, o curso que estou fazendo só abriu agora. Claro que uma língua nova não se aprende da noite para o dia e por mais que eu vá usar basicamente o inglês lá, saber um pouco de holandês pode ser uma boa.

A segunda coisa é que parte das minhas responsabilidades no Brasil continuam. Isso quer dizer que tenho corrido com trabalhos, provas, relatórios e principalmente, o TCC. Lá também vou ter afazeres e um deles será falar sobre o meu contexto no Brasil, vou precisar montar uma apresentação. Com isso vem junto a responsabilidade de representar minha faculdade. Fiz uma pequena tabela com as atividades que preciso cumprir, mas ainda fica uma sensação de "será que estou esquecendo algum trabalho?".

Essa sensação de estar esquecendo alguma coisa é horrível. Para de fato não esquecer nada, fiz um check list do que preciso levar/fazer antes de ir. Isso inclui exames médicos, comprar remédios básicos, renovação da carteira de motorista e levar um dinheiro de reserva. A maioria dessas coisas já consegui fazer, graças a Deus.

Por isso, se eu estiver meio estranho (mais do que o normal) peço a sua compreensão. Muitas coisas passam pela minha cabeça ao mesmo tempo, mas prometo que é temporário.
Apesar de tudo, sinto como diz a sessão do blog como se estivesse sonhando acordado e escolhi esse título porque me identifico um pouco com essa música:


quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Estamos perdendo a noção?

Alguns pensamentos ficaram borbulhando na minha cabeça e quis escrevê-los aqui. Por isso vai um post curto e sem muitas pretenções além de perguntar. 

Hoje tivemos a confirmação da ida de Neymar para o Paris Saint Germain pelo valor de 820 milhões de reais ou 222 milhões de euros e isso fez dele o jogador com a transferência mais cara da história do futebol. Essa mudança desde algumas semanas atrás têm dado o que falar. Primeiro era, "Neymar deve ir? Deve ficar?" e agora é "Será que Neymar vai dar certo no PSG?". Expeculações e mais expeculações.
Mas o que me chamou a atenção foi o valor pago por um jogador de futebol e há algum tempo tenho começado a questionar se nós estamos perdendo a noção da realidade. R$ 820 milhões! É muita coisa!

Você pode até falar "o dinheiro é do clube, deixa eles gastarem da forma que eles quiserem!". Ok, só que você já percebeu que temos outras coisas que parecem estar passando dos limites? Não?

Vá em algum restaurante que abriu entre 2016 e 2017, provavelmente vai ter algum prato "gourmetizado". Hamburguer, pastel, comida japonesa, açaí e parece que a última moda é churros. Não vou ser hipócrita, assumo, eu como essas coisas também e são boas. Mas onde vamos parar?
Comecei a pensar, quando foi que começamos a perder a noção das coisas? O que consegui lembrar que para mim foi absurdo foi do Big Brother Brasil. Trancamos pessoas em uma casa e ficamos assistindo elas... viverem.

Além disso, vamos olhar para a situação do nosso país. Estamos vivendo dias que os políticos fazem o que querem e a gente só assiste. É quase um Big Brother da Câmara e nesse a gente nem vota para eliminar, pelo contrário, votamos para continuarem ali, deixando eles fazerem o que querem. Isso me entristece profundamente...

Por que fazemos isso? Por que somos assim? Por que não temos limites?
E pior, aonde vamos parar? Se é que um dia vamos...