terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Motivação e condições.

No contexto de tempo, diz o ditado: "Quem quer, dá um jeito" e realmente parece que quando estamos com uma prioridade alta em um assunto, nós fazemos até o impossível para alcançar o objetivo. Depende muito de nossa motivação.

Outro dia fui tentar caminhar/correr, mas não consegui correr por muito tempo. Em parte por falta de condicionamento físico. Enquanto voltava a caminhar comecei a me questionar por que não consegui continuar correndo, mas "estanho" que quando é em um jogo de futebol, normamente consigo. Logo pensei na motivação. 
Quando estou jogando, minha motivação para ter a posse da bola e marcar um gol é alta, por isso não desisto tão facilmente. Agora quando estou correndo sozinho, sem nenhuma meta específica e com meu corpo pedindo para caminhar, a situação muda. 
A motivação pode estar no sentido mais extintivo, como por exemplo, comer, dormir, tomar água. Nós fazemos motivados para sobreviver. Ou a motivação é por algo que hoje achamos necessário ou importante. Nesse caso, a questão é mental. Se você entende que é importante, vai se motivar mais para tal. Em alguns casos é preciso um certo trabalho psicológico, como pode ser na minha situação da corrida. 

Porém, acredito que também existe um outro fator que influencia quando vamos fazer algo que é a condição, ou melhor, as condições. Por exemplo, se tenho um lugar apropriado para correr ao lado de casa, minha motivação para ir lá pode aumentar, comparado se tivesse que me deslocar 20 minutos para correr. Ter condições para conseguir fazer algo é o que muitas vezes é levado em consideração ao planejar uma política pública de lazer por exemplo. Foi interessante ver na Holanda o que me falaram ser a lei Cruyff, que é ter um espaço para jogar futebol a cada X metros. Não sei precisar a distância, mas vi muitos campos/campinhos para jogar lá. 

Por estarmos no começo de ano, muitas vezes pensamos em metas a cumprir ou coisas que gostaríamos de fazer. E sendo bem realista, nem sempre conseguimos atingir tudo. Nesse momento de avaliação que a gente possa considerar a motivação e as condições para ter mais coerência e pé no chão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário