Arriscar. A própria palavra já diz, colocar algo em risco.
Quantas vezes temos medo de fazer isso?
Há quem seja visionário, empreendedor, sonhador que consegue arriscar sem muito desapego. Porém há aqueles que tem medo de arriscar.
Por quê?
As causas podem ser diversas, mas um dos motivos pode ser o medo de fracassar.
O sentimento de que pode não dar certo e isso colocará minha reputação em cheque.
Pensando por outro lado, será que o pior fracasso não é nem arriscar? (Não lembro quando nem onde ouvi algo parecido com isso).
Não arriscar pode significar ter que conviver com o atormentador "e se...".
Nem toda vez que arriscamos é necessariamente inconsequente ou sem planejamento. Tudo pode ser bem pensado e planejado, o risco vem na hora da execução, porque pode ou não dar certo.
Tomando como exemplo pessoas que fizeram o que, até então, era impossível acontecer, arriscaram (ex: Thomas Edison, Alexander Graham Bell, Santos Dumont/irmãos Wright). Várias e várias vezes. Estiveram entre a tênue linha do permanecer no lugar seguro e fracassar.
Ainda que não tenham conseguido na primeira tentativa, não deixaram de arriscar e obtiveram o sucesso, muitas vezes até muito maior do que imaginavam. (É válido lembrar que o fracasso também faz parte da vida e ele é muito importante para nosso crescimento e amadurecimento).
O quanto temos arriscado? Às vezes sair da zona de conforto e "mergulhar de cabeça" nos faz alcançar patamares que nunca imaginaríamos.
Muito legal seus "posts", Naka. Parabéns, continue escrevendo, continue refletindo, abraço!
ResponderExcluir