domingo, 2 de abril de 2017

Indecisão...

Você já viu ou conhece alguém muito indeciso quando precisa fazer alguma escolha? Não parece que ela/ela pensa em todas as possibilidades? E isso chega até a incomodar não é mesmo?

Pois é... Eu sou essa pessoa indecisa e não sei se é tão simples quanto parece ser.



Acho que ninguém é indeciso porque gosta de ser e talvez seja justamente o contrário, quem é não gostaria de ser. Há quem pense ser frescura, há quem ache que é "charme". Mas saiba, para quem é indeciso, conseguir escolher é extremamente aliviador e às vezes é como retirar um grande peso das costas. Ainda mais quando vê que fez uma ótima escolha mesmo com a demora.

Claro que a indecisão não é para tudo! Ou pelo menos não deveria ser (se esse for o caso, é melhor procurar a ajuda de algum terapeuta). Mas as decisões que possuem uma responsabilidade maior, essas sim são difíceis.
E às vezes pior que ter que escolher é ter que escolher sob pressão. Sim, sei que temos prazos, temos compromissos, mas acho que com o tempo e com as falhas os indecisos sabem que precisarão escolher algo, o único porém é que isso pode acontecer somente nos últimos minutos. O importante é que a escolha acontece.

Por que as pessoas são indecisas? 
Acredito que os motivos são os mais variados. Pode ser falta de confiança, pode ser preocupação em fazer a melhor escolha, pode ser algum trauma de ter escolhido depressa demais, pode ser simplesmente o ritmo da pessoa em demorar para escolher porque precisa analisar com calma as informações, pode ser orgulho de não querer errar, pode ser outro motivo que não faço a mínima ideia.

O que fazer com essas pessoas? 
Talvez o mais importante é não pressionar a pessoa indecisa, mas deixar claro que existe um prazo e aí ele/ela se resolve com sua indecisão. Nem sempre terão sucesso e poderão perder prazos, fazer escolhas que se arrependam, mas isso faz parte da vida.

E para quem é indeciso?
O que pelo menos eu tenho tentado fazer é colocar as opções na mesa e avaliar de acordo com o objetivo. Decidido e assumido o compromisso, não fique alimentando o "e se eu tivesse escolhido diferente?". Escolheu, escolheu! Assim é a vida! Sim, existem escolhas que podemos voltar atrás, mas nem sempre isso é possível e para essas o que resta é levantar a cabeça e seguir em frente.
Não deixe a indecisão te consumir e nem te paralisar!
 
Cada tipo de pessoa sabendo o outro lado facilita nossa convivência. Haverá momentos de stress dos dois lados? Com certeza! Isso também faz parte da vida! Lidamos com pessoas imperfeitas e assim será. Só que aí todos precisamos escolher, nos isolaremos ou tentaremos conviver?

Nenhum comentário:

Postar um comentário