Quando falo que irei para Amsterdam fazer intercâmbio várias pessoas me perguntam sobre como está a minha preparação. No fundo é um pouco difícil saber exatamente como se preparar quando se é a primeira vez. Aí ao mesmo tempo bate uma mistura de insegurança com otimismo. Insegurança porque parece que não é o suficiente e otimismo porque acredito que não vou morrer de fome ou sede e vai ser uma experiência muito boa lá.
Uma boa vantagem que existe hoje em comparação com algumas décadas atrás são os recursos tecnológicos: vídeos no Youtube, Google Maps, aplicativos de lugares para ir, site da universidade, dicionários no celular, etc. Isso de certa forma traz um pouco mais de segurança, ainda que na vida real as coisas sejam meio diferentes.
Mas, vou ser um pouco mais específico e contar como está sendo minha preparação. Estou tentando me preparar da forma mais ampla que consigo.
Como já sei o local em que ficarei hospedado, procurei vídeos, entrei no Google Maps para ver onde fica mais ou menos, se fica longe da universidade, o que tem na região (mercado, farmácia, estação de metrô). E também peguei algumas dicas com meu professor Jonathan Menezes que já foi para lá pelo mesmo projeto.
Já com a parte do idioma, tenho estudado inglês de várias formas, assistindo vídeos/filmes, lendo artigos e recentemente me matriculei em um curso online para especificar a leitura e escrita do inglês acadêmico. E para não chegar lá sem saber nada do holandês, no meio do mês que vem começarei um curso de holandês básico online, pela mesma plataforma que estou estudando o inglês. Aliás, se você tiver interesse, é a Future Learn.
Também estou tentando aprender um pouco sobre a cultura holandesa, li o livro da Anne Frank e agora estou lendo o livro "O Refúgio Secreto", de Corrie ten Boon, que escondeu judeus em sua casa na época da II Guerra. Assisti alguns vídeos e documentários sobre Amsterdam, ainda que sejam com mais foco turístico, é interessante saber.
E por último e não menos importante, semana passada fui adicionado em um grupo no Facebook dos intercambistas que estudarão comigo. Fiquei surpreso em ver que estudarei com pessoas de vários países do mundo. Aqui está o mapa com todos os países que terão representantes. Vai ser uma experiência cultural muito legal!
Basicamente essa está sendo minha preparação. Agora é contornar a ansiedade e continuar estudando!
Obs: Achei um site que fala sobre várias bolsas de estudo disponíveis na Holanda. Para esse ano as inscrições já fecharam, mas se você tem o interesse de estudar fora, vale a pena dar uma olhada porque tem MUITA bolsa. Aí você já pode ir se preparando para ano que vem. O link é esse: https://www.nesobrazil.org/bolsas-de-estudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário